segunda-feira, 17 de junho de 2013


Situação de Aprendizagem - (Solange)
Experimentando o Humor
Crônica: "AVESTRUZ"
Autor: Mário Prata
Público alvo: 5°série / 6° ano.
·        Objetivos: Reconhecer características implícitas e explícitas de humor dentro da crônica.
·        Tempo: 04 aulas.
·        Conteúdo:
- exploração do vocabulário;
- apresentação de figura de linguagem (ironia e comparação) na crônica.
·        Habilidades:
- Valorização da leitura oral;
- Reconhecer características do texto humorístico;
- Ampliar vocabulário;
·        Estratégias/Recursos:
- aulas expositivas, interativas e dialógicas.
- uso de textos extras (tirinhas), apresentação datashow, Xerox;
-caderno do aluno.
·        Metodologia:
·        Antes da leitura:
1° passo: Leitura compartilhada, levantamento do conhecimento prévio, antecipação do tema ou ideia principal e definição dos objetivos de leitura.
a) O que você sabe sobre o texto humorístico?
b) Você já leu um texto humorístico? O que você espera desse tipo de texto?
c) O que o titulo ‘avestruz’ do texto sugere?
d) Você já viu ou conhece um avestruz? É um animal  doméstico?
e) Você tem alguma expectativa em relação a esta leitura? 
Durante a Leitura
2° passo: leitura oral, confirmação da ideia principal; esclarecimento de palavras; construção do sentido global.
a)Quais os personagens da história?
b) Onde se passa a história?
c)Quais palavras e expressões você não conhece o significado?
d) A que gênero textual a narrativa pertence?Por quê?
e) O enredo se identifica com o título?
f)Você identificou o humor no texto?
3° passo: retome a leitura do texto de Mario Prata “Avestruz” e apresentação de um texto extra (tirinhas humorísticas) que contemplam o humor.
a)A tirinha apresenta alguma semelhança com o texto  “Avestruz”?
b) A linguagem visual ajudou na compreensão do texto?
c) Você já leu outras tirinhas? Onde?
d)Em qual quadrinho esta explícito ou implícito o humor?
Depois da Leitura
4° passo: troca de impressões sobre os textos.
a)Em qual dos textos você sentiu maior dificuldade de entendimento? Por quê?
b)Você ficou surpreso com o final dos textos? Por quê?
c)Você sabe o que é ironia? Esse recurso ajudou a resolver o conflito?
·        Avaliação: produção escrita (narrativas humorísticas), produção de tirinhas (em grupos) para mural de apreciação.
Grupo 4:
Jose Augusto Camargo,

 Monica Mara Barao,

Patrícia de Rezende,

Silmara Aparecida Lopes,

Solange Franco Rodrigues de Souza,

Sueli Luna Scobar,

 Valdirene de Souza Numes,

 Valeria Silva Diniz Castro,

Virginia Sellia Piccinini,

Yanara Lucia Lima Dario,

Nenhum comentário:

Postar um comentário