Situação de Aprendizagem - (Solange)
Experimentando o Humor
Crônica: "AVESTRUZ"
Autor: Mário Prata
Público alvo: 5°série
/ 6° ano.
·
Objetivos:
Reconhecer
características implícitas e explícitas de humor dentro da crônica.
·
Tempo:
04 aulas.
·
Conteúdo:
-
exploração do vocabulário;
-
apresentação de figura de linguagem (ironia e comparação) na crônica.
·
Habilidades:
- Valorização da leitura oral;
- Reconhecer características do texto
humorístico;
- Ampliar vocabulário;
·
Estratégias/Recursos:
-
aulas expositivas, interativas e dialógicas.
-
uso de textos extras (tirinhas), apresentação datashow, Xerox;
-caderno
do aluno.
·
Metodologia:
·
Antes
da leitura:
1°
passo: Leitura compartilhada, levantamento do conhecimento
prévio, antecipação do tema ou ideia principal e definição dos objetivos de
leitura.
a) O que você sabe sobre o texto humorístico?
b) Você já leu um texto humorístico? O que
você espera desse tipo de texto?
c) O que o titulo ‘avestruz’ do texto sugere?
d) Você já viu ou conhece um avestruz? É um
animal doméstico?
e) Você tem alguma expectativa em relação a
esta leitura?
Durante
a Leitura
2°
passo: leitura oral, confirmação da ideia principal;
esclarecimento de palavras; construção do sentido global.
a)Quais os personagens da história?
b) Onde se passa a história?
c)Quais palavras e expressões você não conhece
o significado?
d) A que gênero textual a narrativa pertence?Por
quê?
e) O enredo se identifica com o título?
f)Você identificou o humor no texto?
3°
passo: retome a leitura do texto de Mario Prata
“Avestruz” e apresentação de um texto extra (tirinhas humorísticas) que
contemplam o humor.
a)A tirinha apresenta alguma semelhança com o
texto “Avestruz”?
b) A linguagem visual ajudou na compreensão do
texto?
c) Você já leu outras tirinhas? Onde?
d)Em qual quadrinho esta explícito ou
implícito o humor?
Depois
da Leitura
4°
passo: troca de impressões sobre os textos.
a)Em qual dos textos você sentiu maior
dificuldade de entendimento? Por quê?
b)Você ficou surpreso com o final dos textos?
Por quê?
c)Você sabe o que é ironia? Esse recurso
ajudou a resolver o conflito?
·
Avaliação:
produção
escrita (narrativas humorísticas), produção de tirinhas (em grupos) para mural
de apreciação.
Grupo 4:
Jose Augusto
Camargo,
Monica Mara Barao,
Patrícia de
Rezende,
Silmara Aparecida
Lopes,
Solange Franco
Rodrigues de Souza,
Sueli Luna Scobar,
Valdirene de Souza Numes,
Valeria Silva Diniz Castro,
Virginia Sellia
Piccinini,
Yanara Lucia Lima
Dario,
Nenhum comentário:
Postar um comentário