segunda-feira, 17 de junho de 2013

Situação de aprendizagem - (Valéria)

“A modernidade e seus conflitos”

1-Objetivo: Fazer com que os alunos reconheçam a crítica social presente em textos literários
2-Tempo previsto: aproximadamente 3 aulas.
3- Público-alvo: 9° Ano
4- Conteúdo: Elementos da narrativa, função sócial da crônica, temática.
5- Habilidades: levantamento de conhecimento prévio, localização do tema e ideia principal, construção do sentido global do texto, identificação de pistas linguísticas sobre a posição do autor.
6- Estratégias-recursos: Aula interativa e dialogada com uso de data show, internet, cópias de texto.
7- Avaliação: Atividade de grupo. Os alunos deverão pesquisar outros textos (verbais ou não) a respeito da temática principal, compartilhar sua leitura e suas impressões por meio de seminário.

●Desenvolvimento das atividades
Antes da Leitura
Passo 1: Primeiramente despertar conhecimentos prévios do aluno a partir da letra Paciência, de Lenine.
Paciência
Mesmo quando tudo pede
Um pouco mais de calma
Até quando o corpo pede
Um pouco mais de alma
A vida não para...
Enquanto o tempo
Acelera e pede pressa
Eu me recuso faço hora
Vou na valsa
A vida é tão rara...
Enquanto todo mundo
Espera a cura do mal
E a loucura finge
Que isso tudo é normal
Eu finjo ter paciência...
O mundo vai girando
Cada vez mais veloz
A gente espera do mundo
E o mundo espera de nós
Um pouco mais de paciência...
Será que é tempo
Que lhe falta pra perceber ?
Será que temos esse tempo
Pra perder?
E quem quer saber ?
A vida é tão rara
Tão rara...
Mesmo quando tudo pede
Um pouco mais de calma
Mesmo quando o corpo pede
Um pouco mais de alma
Eu sei, a vida não para
A vida não para não...
Será que é tempo
Que lhe falta pra perceber ?
Será que temos esse tempo
Pra perder ?
E quem quer saber ?
A vida é tão rara
Tão rara...
Mesmo quando tudo pede
Um pouco mais de calma
Até quando o corpo pede
Um pouco mais de alma
Eu sei, a vida não para
A vida não para não...
A vida não para...

SUGESTÕES

_ Você conhecia essa música? Gostou?
_ Em que circunstância você perde a paciência? Quais são suas atitudes quando isso ocorre?
_Em que lugar você sente-se mais leve, calmo? Por quê?

Passo2: Apresentar o texto Pausa, antes da leitura silenciosa:
_O que o título Pausa lhe sugere?
_ O que esperar de um texto com esse título?

Passo 3: Leitura silenciosa, após:_ Análise dos elementos da narrativa:

a)      Personagem-
b)      Foco narrativo-
c)       Espaço-

(Comprove suas respostas com passagens do texto)
_ Quanto à estrutura, você é capaz de identificar o gênero do texto?
_ Por que Samuel saía todos os domingos? E para onde ia?
_ Qual justificativa ele dava à esposa para sair?
_Para onde ele realmente ia?
_Por que o personagem principal mudava de nome quando chegava ao hotel?
_O que ele ia fazer no hotel?
_ Por que Isidoro colocava o despertador para despertar ás 7 h?

Passo 4: Atividade oral (discussão)
_ Você se surpreendeu com o final da história?
_ Você considera que o casal mantinha uma boa relação conjugal?
_ Podemos perceber que o autor fez uma crítica à sociedade? Qual foi a crítica?

Nenhum comentário:

Postar um comentário